quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Viagem a São Francisco do Sul

Algumas Fotos da Viagem.































Aluna de Jaraguá do Sul vence concurso de redação sobre corrupção

Projeto realizado em todo o Estado contou com a participação de 18,2 mil alunos do 6º e 7º ano.

Parabéns a aluna Thauani Gabrielli Iarochesski. 


O texto escrito pela aluna Thauani Gabrielli Iarochesski, 13 anos, revela o comportamento que todos os brasileiros deveriam ter com o dinheiro público: fiscalizar os gastos e exigir o retorno dos impostos em qualidade na educação, saúde e outras áreas.

Estudante do 7º ano da Escola Estadual Professor João Romário Moreira, em Jaraguá do Sul, Thauani é dona da redação vencedora da etapa estadual do concurso de redação do Projeto "TCE na escola", realizado em setembro, que contou com participação de 18.281 alunos de 6º e 7º ano da rede estadual de ensino.

O tema do concurso foi "O papel do Tribunal de Contas e do Cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público". A proposta do projeto é investir na educação pela cidadania, formando parceiros para avaliar a qualidade dos gastos públicos. Os três vencedores e os orientadores receberão tablets e uma viagem para Florianópolis e as escolas ganharão kits de leitura. A premiação acontece na segunda-feira, às 16 horas, no plenário do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis, e contará com a presença do secretário de Educação Eduardo Deschamps.

Com a orientação do professor Jair Mendonça, Thauani destacou sobre os casos de corrupção que o Brasil vem enfrentando. Um dos trechos da redação diz: "Para maior e melhor fiscalização sobre o uso do dinheiro público devemos saber que o papel de todos os cidadãos brasileiros é tão importante quanto o do Tribunal de Contas do Estado, um depende do outro, então vamos fazer nossa parte para ter um país mais justo e igualitário". 

— Pesquisei bastante sobre o tema e conversei com meus pais sobre o assunto. É importante fiscalizar e denunciar a corrupção, pois ela prejudica todo mundo — afirma.

O segundo lugar no concurso ficou com Brenda Luiza Matte, da Escola de Educação Básica São Luiz, de União do Oeste, e a terceira foi Natalie Rodrigues, da Escola Básica Antônio Morandini, de Chapecó. Na primeira fase de avaliação, 35 alunos tiveram a redação selecionada para a etapa regional. 

A portaria que traz os nomes dos vencedores e as escolas está disponível no sitewww.tce.sc.gov.br, no espaço "TCE na Escola".