segunda-feira, 18 de agosto de 2014

18 de Agosto - Dia do Estagiário




A vida profissional da maioria dos trabalhadores formados iniciou através do estágio. A formação acadêmica por si só se mostra insuficiente para o ingresso dos alunos recém-formados no mercado de trabalho, visto que a maioria das empresas dá preferência aos estudantes que possuem alguma experiência anterior. Aí entra o estágio, que transforma em prática a teoria aprendida em sala de aula.

Conforme o decreto 87.497 (que deu origem ao dia do estagiário), de 18 de Agosto de 1982, considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio.


Para o profissional em início de carreira, o estágio é uma porta aberta para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na escola ou universidade. Para as empresas, trata-se de uma forma de treinar e experimentar novos colaboradores, já que muitas ofertas de estágio oferecem a possibilidade de contratação.

15 de Agosto Dia da Informática

O Dia da Informática é celebrado em 15 de agosto e embora o PC faça, atualmente, parte do nosso cotidiano, essa realidade é bem recente. Há algumas décadas, os aparelhos eram somente calculadoras imensas, que ocupavam salas inteiras. Seu poder de processamento era inexistente se comparado com que temos nos dias de hoje em gadgets que levamos no bolso.

O primeiro computador eletromagnético surgiu nos Estados Unidos em 1937. Impulsionado pela guerra (acabara a Primeira Guerra Mundial e em breve despontaria a Segunda), o computador foi criado para calcular trajetórias de projéteis da Marinha, mas só ficou pronto depois que a Segunda Guerra acabou!Foi também com o final da Segunda Guerra Mundial que nasceu o ENIAC, o pai dos computadores modernos.

O sistema binário utilizado nos computadores atuais, contudo, só veio a ser utilizado em 1954, junto com a noção de programação, graças a John Von Newmann. Mas os computadores da época eram muito limitados. E o pior; ocupavam um espaço enorme! Alguns ocupavam uma sala inteira - e estamos falando de salas grandes!

O computador pessoal, que fica sobre uma mesa, ainda era um sonho distante.Em 1959 surgiu um novo modelo com um espaço dez vezes menor e capacidade cem vezes maior. E isso ainda era muito pouco, comparado com o que temos hoje. O minicomputador ocupava o espaço de um quartinho pequeno. Foi com os micros que tudo mudou.